Dourados receberá sessões itinerantes da Justiça do Trabalho e evento indígena na próxima semana

ASSESSORIA

Dourados receberá sessões itinerantes da Justiça do Trabalho e evento indígena na próxima semana
Foto: Divulgação/TRT-MS

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região vai promover dois eventos em Dourados, neste mês de abril. Na próxima segunda-feira, dia 17/4, será realizado o seminário “Discussão sobre as Questões Indígenas no MS", com a participação de pesquisadores da área e a comunidade local.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até domingo (16), pelo site da Escola Judicial do TRT24 no link https://ejud.trt24.jus.br/ejud/. Podem participar magistrados, servidores, advogados, acadêmicos e população em geral.

O debate será das 8h às 17h no auditório da Unigran e os participantes receberão certificado. O procurador Marco Antônio Delfino de Almeida vai abordar a questão da demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul. Já o professor Cayetano Nuñez González vai discutir a violação dos direitos dos povos indígenas na América Latina. O encontro também terá a palestra do pedagogo e antropólogo Tonico Benites sobre a proteção dos indígenas e será encerrado com a questão do trabalho indígena no Estado, pelo procurador regional do trabalho Jonas Ratier Moreno. Clique aqui para conferir a programação completa.

No dia 18/4, a Unigran receberá duas sessões itinerantes de julgamento. Os desembargadores estarão no município para julgar processos com o objetivo de aproximar a Justiça do Trabalho da população douradense, além de oportunizar uma atividade pedagógica voltada à informação sobre direito do trabalho e desenvolvimento da cidadania aos acadêmicos, que poderão acompanhar as discussões da Corte.

Os advogados e advogadas de Dourados também podem se inscrever para realizar sustentações orais nos processos colocados em pauta nas Sessões Judiciárias Ordinárias das Primeira e Segunda Turmas. Os pedidos de sustentação oral e de preferência serão permitidos até o início da sessão de julgamento para quem desejar realizar a defesa oral de forma presencial. Já o advogado com domicílio profissional em outra cidade poderá realizar sustentação oral por meio de videoconferência, desde que declare tal condição e o requeira até 2 (dois) dias antes da sessão, a qual seguirá de forma híbrida.

Para a realização de sustentação oral, o advogado deverá inscrever-se perante a secretaria do órgão julgador, por algum dos seguintes meios:

Primeira Turma: telefone (67) 3316-1860 ou e-mail primeiraturma@trt24.jus.br;

Segunda Turma: telefone (67) 3316-1785 ou e-mail segundaturma@trt24.jus.br;

Além das sessões judiciárias, a Ouvidoria do TRT/MS também estará atendendo presencialmente no dia 18/4, das 9h às 17h, na sala de professores EAD da Unigran. O objetivo da Ouvidoria Itinerante é estimular o exercício da cidadania e promover um espaço de diálogo entre a população e a Justiça do Trabalho da 24ª Região, oferecendo atendimento presencial ao público externo e interno.

Durante o evento, a Ouvidoria estará disponível para ouvir críticas, elogios, sugestões e reclamações de magistrados, advogados, servidores e demais interessados. Essas participações serão fundamentais para contribuir com o aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul.

Serviço:

Dia 17/4
Seminário “Discussão sobre as Questões Indígenas no MS"
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório da Unigran - Rua Balbina de Matos, 2121, Jardim Tropical.

Dia 18/4
Sessão de Julgamento da Segunda Turma
Horário: 9h
Local: Auditório da Unigran - Rua Balbina de Matos, 2121, Jardim Tropical.

 

Sessão de Julgamento da Primeira Turma
Horário: 13h30
Local: Auditório da Unigran - Rua Balbina de Matos, 2121, Jardim Tropical.

Ouvidoria Itinerante
Horário: 9h às 17h
Local: Sala de professores EAD - Rua Balbina de Matos, 2121, Jardim Tropical.