Com recorde histórico no mercado imobiliário, Minha Casa, Minha Vida ganha destaque em podcast jurídico

Com recorde histórico no mercado imobiliário, Minha Casa, Minha Vida ganha destaque em podcast jurídico
Especialista explica como comprar imóvel com subsídio, usar o FGTS e dar o primeiro passo para sair do aluguel

Impulsionado pelo programa Minha Casa, Minha Vida, o mercado imobiliário brasileiro alcançou em 2025 o melhor desempenho da série histórica. O setor registrou crescimento de 10,6%, com 453.005 unidades lançadas e valor geral de lançamentos de R$292,3 bilhões. Metade desses empreendimentos teve origem no programa habitacional do governo federal, evidenciando sua força como motor de acesso à moradia e de estímulo à economia. Os dados são da pesquisa Indicadores Imobiliários Nacionais, da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), divulgada na última segunda-feira (23).

Além do avanço nos lançamentos, o levantamento aponta aumento de 5,4% no volume de vendas e de 6,2% na oferta final de unidades, considerando os dados consolidados de 2024 e 2025, números que reforçam o protagonismo do programa no cenário nacional.

É nesse contexto que o novo episódio do Direito de Quinta aprofunda o tema e explica, de forma prática, como o Minha Casa, Minha Vida funciona para quem deseja sair do aluguel e conquistar o primeiro imóvel. No episódio 25, a advogada Amanda de Moraes Souza e o acadêmico de direito Leonardo Moraes Veloso recebem a corretora de imóveis Giselle Queiroz, especialista no atendimento de compradores que utilizam o programa.

Durante o episódio, Amanda destaca que informação é a principal aliada de quem deseja financiar um imóvel com segurança. “O Minha Casa, Minha Vida é uma oportunidade real para muitas famílias, mas é fundamental entender cada etapa do processo, conferir o contrato com atenção e buscar orientação adequada para evitar problemas futuros”, afirma.

Ao longo da conversa, Giselle esclarece dúvidas frequentes sobre faixas de renda, subsídios, valor máximo de financiamento, uso do FGTS e exigências para aprovação. O episódio também detalha o passo a passo da compra, desde a organização dos documentos até a assinatura do contrato e o registro do imóvel, além de trazer o quadro “Mito ou Verdade”, que desmistifica crenças comuns sobre o programa.

A convidada ainda compartilha casos reais de clientes que conseguiram adquirir o imóvel com baixo valor de entrada, mostrando que, com planejamento e acompanhamento profissional, o sonho da casa própria pode estar mais próximo do que parece.

Direito de Quinta - Apresentado por Amanda de Moraes Souza e pelo acadêmico de Direito Leonardo Moraes Veloso, o Direito de Quinta é produzido pelo escritório Moraes Souza Advocacia e tem como proposta discutir temas jurídicos do dia a dia de forma leve, educativa e acessível, sempre com a participação de especialistas convidados.

Os episódios completos estão disponíveis no Spotify e, em vídeo, no canal oficial do programa no YouTube.

Evelise Couto
Assessoria de Imprensa