Projeto propõe utilidade pública para Centro de Tradições Gaúchas de Maracaju

Projeto propõe utilidade pública para Centro de Tradições Gaúchas de Maracaju
1º secretário da ALEMS, deputado Paulo Corrêa, protocolou projeto para declarar o CTG de Maracaju entidade de utilidade pública

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Nova Querência, de Maracaju-MS, pode ser declarada entidade de utilidade pública pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). É o que prevê o Projeto de Lei 88/2024, protocolado na Casa de Leis nesta quarta-feira (24) pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB).

Conforme o texto, a proposição declara de Utilidade Pública Estadual o Centro de Tradições Gaúchas Nova Querência, entidade sem fins lucrativos e dedicada à promoção do desenvolvimento da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico. 

“O Centro de Tradições Gaúchas Nova Querência dedica suas ações na promoção do desenvolvimento da cultura, na defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico da tradição e cultura dos povos advindos do Rio Grande do Sul, os quais escolheram o Estado de Mato Grosso do Sul para viver. Tem como finalidade a promoção de preservação da memória cultural do Rio Grande do Sul, com a exposição e amostras da cultura e história gaúcha, promovendo espetáculos de danças, esportivos e gastronômicos, criando um ambiente de relevância pública e social, fortalecendo a cultura e folclore sul-mato-grossense”, expressou o parlamentar.

O projeto de lei passará por única discussão e votação, conforme prevê o Regimento Interno (Resolução 65/2008) para propostas de declaração de utilidade pública. A votação poderá ser apenas simbólica caso o projeto receba parecer favorável por unanimidade da Comissão de Constituição Justiça e Redação.